A Sony lançou nesta quarta-feira um serviço de música online para alavancar a venda de seus produtos eletrônicos e combater o domínio da Apple nesse mercado. O "Music Unlimited powered by Qriocity" é um serviço baseado na nuvem no qual não é preciso baixar as canções, como o ITunes da Apple. No produto da Sony, o usuário tem uma assinatura que dá acesso ao catálogo de seis milhões de músicas que podem ser ouvidas em aparelho da empresa, como o PlayStation 3, computadores e TVs Bravia. O serviço pode ser sincronizado com arquivos que o usuário já possua.
O Music Unlimited foi lançado no Reino Unido e na Irlanda nesta quarta e chega à Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, EUA, França, Itália e Nova Zelândia no ano que vem. O produto surge pouco depois do lançamento de um serviço de vídeo sob-demanda disponível nos EUA e vários países europeus.
Para a Sony, os dois serviços representam um esforço de integrar melhor os seus eletrônicos com conteúdo para os usuários. Com esse objetivo, a empresa está bancando o Qriocity - sua plataforma de entretenimento online anunciada há alguns meses.
Embora ainda seja cedo para dizer se os consumidores vão adotar as novidades, a Sony sai com a vantagem de uma ampla base de usuários do PlayStation 3. O console tem mais de 60 milhões de usuários em todos o mundo e cerca de 80% dos aparelhos estão conectados à web. Ao desenvolver o serviço, a empresa decidiu não adotar o modelo de downloads, disse Kazuo Hirai, vice-presidente executivo e chefe da divisão de produtos e serviços em rede.
- Pensamos que se fôssemos usar o mesmo modelo (do iTunes), teríamos dificuldade em alcançar os usuários - argumenta.
De início, o serviço terá como missão aumentar o apelo dos produtos da Sony em relação a rivais como Microsoft e Samsung. Mas com o tempo, deverá se sustentar sozinho. O Music Unlimited ainda não funciona em aparelhos portáteis como os Walkman ou celulares, mas a empresa pretende integrá-los.
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