A Apple está montando uma verdadeira "tropa de elite" de advogados especializados em disputas de patentes como preparação para batalhas judiciais contra HTC, Motorola e Nokia. De acordo com reportagem publicada pela Bloomberg , trata-se sobretudo de um esforço para deter a expansão do Android, sistema operacional para smartphones da Google que abocanha a cada dia mais mercado do iPhone. HTC e Motorola são as maiores fabricantes de aparelhos com Android.
Quem lidera a ofensiva legal da Apple é Bruce Sewell, advogado-chefe da empresa. Ao lado dele trabalha Noreen Krall, ex-advogada de propriedade intelectual da Sun Microsystems e da IBM. A iniciativa partiu do próprio Steve Jobs, executivo-chefe e cofundador da Apple. A empresa já contratou alguns dos melhores advogados dos EUA na área de patentes.
Desde que lançou o iPhone, em 2008, a Apple já é a empresa de tecnologia mais processada do mundo, de acordo com a LegalMetric. Apenas no ano passado, a criadora do iPod foi acionada 27 vezes na Justiça por violação de patentes.
Particularmente contra a Nokia, a Apple já trava uma dura batalha nos tribunais. As duas empresas se acusam mutuamente de violações de patentes. A Apple acusa a gigante finlandesa de infringir 13, entre elas a de interface gráfica. Já a Nokia processa a empresa de Jobs pela suposta violação de dez patentes. A Apple também está envolvida em processos com HTC e Motorola.
- A gente pode se sentar e assistir nossos competidores roubando nossas invenções ou fazer alguma coisa para reagir. Nós decidimos reagir - disse Steve Jobs depois que teve início o processo contra a HTC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário