terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Empresas de cobrança usam Facebook para encontrar devedores

Uma empresa de cobrança da Flórida, nos EUA, contatou os amigos de Facebook de uma mulher da cidade de St. Petersburg, numa tentativa de fazê-la pagar um empréstimo de US$ 362 que contraiu para comprar um carro. Assim que soube da atitude do cobrador, Melanie Beecham abriu processo contra a empresa em questão, a MarkOne Financial.

De acordo com o site "The Atlantic", a ação deu entrada em agosto passado, mas foi novamente interposta recentemente, após o quê o caso ganhou repercussão nacional nos EUA. O funcionário da MarkOne, Jeff Happenstance, contatou a devedora e dois amigos dela no Facebook, sem, no entanto, fazer referência à dívida.

Para cobradores antenados com esses novos tempos de internet, sites como Twitter, Facebook e LinkedIn são ferramentas perfeitas para buscar por devedores e pelas pessoas que os conhecem. A lei americana apoia essas iniciativas de localizar devedores por quaisquer meios de comunicação, contanto que nada sobre a dívida seja discutido, a não ser com esposa/marido ou advogado do devedor.

Segundo representantes da MarkOne, a política da empresa é só usar o Facebook quando o devedor tiver perfil público no site e quando ele não tiver respondido a nenhum dos emails ou telefonemas feitos para localizá-lo.

Quem não gostou muito desse expediente da MarkOne foi a própria Facebook, que declarou que tal uso de açodamento e busca vai contra as regras do site.

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