Uma empresa de cobrança da Flórida, nos EUA, contatou os amigos de Facebook de uma mulher da cidade de St. Petersburg, numa tentativa de fazê-la pagar um empréstimo de US$ 362 que contraiu para comprar um carro. Assim que soube da atitude do cobrador, Melanie Beecham abriu processo contra a empresa em questão, a MarkOne Financial.
De acordo com o site "The Atlantic", a ação deu entrada em agosto passado, mas foi novamente interposta recentemente, após o quê o caso ganhou repercussão nacional nos EUA. O funcionário da MarkOne, Jeff Happenstance, contatou a devedora e dois amigos dela no Facebook, sem, no entanto, fazer referência à dívida.
Para cobradores antenados com esses novos tempos de internet, sites como Twitter, Facebook e LinkedIn são ferramentas perfeitas para buscar por devedores e pelas pessoas que os conhecem. A lei americana apoia essas iniciativas de localizar devedores por quaisquer meios de comunicação, contanto que nada sobre a dívida seja discutido, a não ser com esposa/marido ou advogado do devedor.
Segundo representantes da MarkOne, a política da empresa é só usar o Facebook quando o devedor tiver perfil público no site e quando ele não tiver respondido a nenhum dos emails ou telefonemas feitos para localizá-lo.
Quem não gostou muito desse expediente da MarkOne foi a própria Facebook, que declarou que tal uso de açodamento e busca vai contra as regras do site.
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