quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Hollywood vai atrás do Hotfile na briga pelos direitos autorais

A Motion Picture Association of America (MPAA), um associação formada pelos maiores estúdios de Hollywood, entrou com um processo contra o site Hotfile, na primeira investida contra um site de armazenamento de arquivos.

De acordo com a MPAA, o Hotfile estaria facilitando o que a associação classifica como um “claro roubo”. Daniel Mandil, representante da MPAA, conta que em menos de dois anos o Hotfile se tornou um dos 100 sites de maior tráfego na rede e “grande parte disso é devido ao roubo digital que ele promove”, afirma ele.

A associação frisa ainda que o Hotfile não se julga um site de armazenamento de arquivos pessoal – como o Dropbox, por exemplo, e muitos outros. Segundo a MPAA, o site encoraja ativamente seus usuários a fazer o upload de arquivos para o compartilhamento, conta o site do TG Daily.

Além disso, outro ponto importante destacado pela associação que representa os estúdios de Hollywood é que não há nada contra sites de armazenamento online de arquivos. Porém, na visão da MPAA, o Hotfile opera um esquema de recompensa para quem disponibiliza os arquivos mais populares – que são, em geral, protegidos com direitos autorais – e, portanto, está obtendo lucro com a pirataria.

O Hotfile está sendo processado também por violações de direitos autorais pelo estúdio de filmes adultos Liberty Media Holdings.

Vale lembrar que do outro lado da moeda há quem lute por um preço justo para a distribuição de filmes digitais, como o manifesto Don’t Make Me Steal (goo.gl/Zcgn9). O grupo alega que se medidas para tornar a venda de filmes digitais mais justa, a pirataria consequentemente perderia forças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário