terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Acontece agora, no Rio de Janeiro, o evento TEDx Rio

O TEDx Rio é a versão carioca do evento americano TED.com. Organizado de forma independente, o evento é um ciclo de 23 palestras de no máximo 18 minutos divididas em quatro blocos, todas gratuitas, e transmitido em tempo real pela internet .
O evento teve sua abertura nesta terça-feira, pontualmente, às 9h42m, com uma palestra de Ricardo Guimarães, pioneiro do conceito de branding como abordagem de gestão para organizações em ambientes de constante mudança.

Em sua fala, Guimarães enfatizou o conceito de interdependência, e conclamou os designers de todas as áreas - engenheiros, advogados, arquitetos, médicos - a redesenhar a estrutura da cidade e da sociedade.

- A nossa sociedade não está preparada para a interdependência que já se instalou entre nós, graças às novas tecnologias e às novas mídias - explicou. - E proponho que soltemos a voz num novo grito: "Interdependência ou Morte".

Sua palestra foi curta, aderente ao padrão TED, que prevê uma duração máxima de 18 minutos. Mas foi tocante. O espaço do Vivo Rio, onde rola o evento, está totalmente lotado, e a organização mostrou-se impecável, coisa de primeiro mundo mesmo, a começar pela pontualidade.

A segunda palestra foi proferida por Rique Nitzsche e Paulo Reis, dois amigos com experiência compartilhada em projetos e em Design Thinking, uma metodologia de resolução de problemas complexos visando uma melhor experiência humana e um mundo mais sustentável.

Os dois propuseram uma sondagem em tempo real via Twitter, em que cada internauta enviou para "dtxrio" apenas uma palavra que expressasse o sentimento ou a síntese do momento. Essa sondagem, a princípio, deveria se estender ao longo do dia inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário