segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Google pode também ser processado por quebra de privacidade

A Apple e outras cinco empresas estão sendo acusadas judicialmente de criar aplicações para Iphone e Ipad que permitem a transmissão de informações pessoais dos usuários para redes de publicidade sem o devido consentimento.

A ação coletiva movida em nome de dois grupos de usuários da Apple também pode recair sobre o Google pelas mesmas razões, já que seu sistema operacional Android possui o mesmo problema.

De acordo com a Bloomberg, a ação proposta na Califórnia no mês passado versa sobre quebra de privacidade dos usuários dos aparelhos iPhones e iPads Segundo eles, esses aparelhos contém elementos de identificação conhecidos como "UDID" que permitem que as redes de publicidade controlem o download de aplicativos, a duração e freqüência com que eles são usados. Além disso, os aparelhos não possuiriam modo de bloqueio para a transmissão do UDID, uma seqüência de 40 caracteres que identifica cada dispositivo.

"Algums aplicativos também estão vendendo informações adicionais para redes de publicidade, incluindo a localização dos usuários, idade, sexo, renda, etnia, orientação sexual e convicções políticas," diz Jonathan Lalo um dos autores da ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário