terça-feira, 7 de junho de 2011

Por que você pirateia?

Se você baixa conteúdo da internet, você é pirata. Se você grava faz upload de músicas no YouTube sem autorização, você é pirata. Se você cria um blog para divulgar links para baixar filmes lado B, você é pirata.

As razões para burlar a legislação de direitos autorais são várias. E o site francês Pourquoi Je Pirate (Por que Pirateio) quer reuni-las.

O site tem um design bem simples que só serve para abrigar a proposta: reunir razões pelas quais as pessoas pirateiam. Hoje há mais de 1.000 motivos — a maioria em francês, mas também há posts em inglês explicando o porquê de compartilharem arquivos ilegalmente:

“Porque eu faço um backup às minhas custas do patrimônio cultural da humanidade”, diz a razão mais votada.

“Porque as séries de televisão que eu amo não passam na França. Ou passam com seis meses de atraso.”

“Eu não pirateio, eu compartilho e me compartilham sem necessidade de consentimento.”

“Se eu comprei um vinil há 40 anos do Pink Floyd, tenho o direito de baixá-lo agora: já paguei por sua música e licença”.

“Porque os CDs e DVDs não são recicláveis, e não queremos acabar com o planeta.”

“Governos, leis e corporações te f… a qualquer chance que tiverem. Essa é sua chance de dizer f… de volta. O conhecimento deve ser livre.”

E você? Por que pirateia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário