quinta-feira, 24 de março de 2011

Site permite que internautas insultem usuários do Facebook anonimamente

É o fim da hipocrisia on-line e o provável começo de uma onda de processos por difamação. Um novo site permite que os internautas escrevam, anonimamente, o que realmente pensam sobre os outros através do perfil das "vítimas" no Facebook.

O método é simples. Para começar a postar verdades (ou insultos) sobre alguém, basta introduzir na página do AboutEveryone o link para o perfil da pessoa na rede social. Como o site não exige qualquer registro, não há como ser pego.
Os comentários são, em geral, cruéis. Como esse, postado sobre uma pobre Izabela Embalo na quarta-feira:

"Seu marido Albert está te traindo. Ele tem amantes, dorme com outras mulheres por aí e você nem imagina heheh. Você é estúpida e inocente".

Embora os comentários não apareçam no Facebook - é preciso entrar no site para lê-los -, eles aparecem no Google, o que pode ser bem pior.

O site propõe um jogo perigoso aos internautas. Como qualquer um é capaz de postar comentários sem revelar a identidade, mentiras contundentes podem ser ditas sobre qualquer pessoas.

A página, ainda em versão beta, tenta se resguardar de futuros problemas judiciais dizendo que apenas oferece o serviço, e que os verdadeiros responsáveis pelo conteúdo são os internautas. Diz ainda que quem se sentir prejudicado terá, no futuro, a chance de remover o conteúdo que considerar ofensivo.

Agora, é esperar pelos processos dos usuários e do próprio Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário